Zé Geraldo acompanhou com enorme satisfação a entrega da premiação ao, também prefeito do partido dos trabalhadores, Alvaro Brito Xavier, do município de Conceição do Araguaia. Para Zé Geraldo, o fato de o Pará ser o estado com o maior número de municípios contemplados com a premiação, Belterra e Conceição do Araguaia, é um sinal respeito ao cidadão, que demonstra o alto comprometimento destes excelentes representantes públicos que desenvolvem seus trabalhos dentro do amplo sentido de participatividade na gestão pública. Os municípios contemplados deste ano foram: Abaixo de 50.000 habitantes: Belterra (PA); Conceição do Araguaia (PA) e Iperó (SP). Acima de 50.000 habitantes: Osasco (SP); Macaé (RJ) e Belo Horizonte (MG).
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
PARÁ É O ÚNICO ESTADO DO BRASIL COM DUAS PREFEITURAS PREMIADAS COM O SELO CIDADE CIDADÃ
Zé Geraldo acompanhou com enorme satisfação a entrega da premiação ao, também prefeito do partido dos trabalhadores, Alvaro Brito Xavier, do município de Conceição do Araguaia. Para Zé Geraldo, o fato de o Pará ser o estado com o maior número de municípios contemplados com a premiação, Belterra e Conceição do Araguaia, é um sinal respeito ao cidadão, que demonstra o alto comprometimento destes excelentes representantes públicos que desenvolvem seus trabalhos dentro do amplo sentido de participatividade na gestão pública. Os municípios contemplados deste ano foram: Abaixo de 50.000 habitantes: Belterra (PA); Conceição do Araguaia (PA) e Iperó (SP). Acima de 50.000 habitantes: Osasco (SP); Macaé (RJ) e Belo Horizonte (MG).
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Eitâ, Paidêgua, Virgi que aquela noite foi deveras bonita!
Brasileiros brilham na festa da FIFA
Pela primeira vez na história, dois jogadores de um mesmo país receberam o prêmio da Fifa em um mesmo ano. Os técnicos e os capitães de 165 países (no masculino) e 137 países (no feminino) votaram na eleição da Fifa. Eles escolheram os três melhores jogadores do ano (o primeiro recebeu cinco pontos, o segundo, três, e o terceiro, um ponto).
- Quero agradecer a Deus por este momento de grande alegria da minha vida. Depois, quero agradecer às minhas companheiras de clube na Suécia, aos meus amigos, a minha mãe e a todos os familiares. Estou muito feliz por estar aqui e vou trabalhar firme para voltar outras vezes - disse.
Por fim, chegou a vez de Kaká. O anúncio foi feito pelo presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter. Mas mesmo antes de o suíço falar o nome de Kaká, um sorriso de Pelé, que estava ao seu lado, ao vê-lo abrir o envelope já denunciava o vencedor. Um dia depois de brilhar na decisão do Mundial de Clubes, no Japão, Kaká tornou-se o quinto brasileiro a receber o prêmio de Melhor Jogador do Mundo da Fifa. O meia do Milan somou 1.047 pontos. Mais que o dobro do argentino Lionel Messi (504), segundo colocado. O português Cristiano Ronaldo ficou em terceiro, com 426 pontos.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Perfil do profissional em Jornalismo
1. pelo exercício da objetividade jornalística na apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos sociais.
2. pelo exercício da tradução e disseminação de conhecimento sobre a atualidade em termos de percepção geral e de modo a qualificar o senso comum.
3. pelo trabalho em veículo de comunicação e instituição que inclua atividades caracterizadas como de imprensa e de informação jornalística de interesse geral ou setorializado, e de divulgação de informações de atualidade.
Setores de Jornalismo de empresas públicas e privadas.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
O MUNICÌPIO DE BELTERRA GANHA PRÉMIO!
- relevância - avaliou se a implementação do instrumento e/ou ação trouxe benefícios perceptíveis à cidade e à comunidade, demonstrados por meio de evidências de melhoria na condição de vida dos habitantes do Município;
- inovação - avaliou se o instrumento e/ou ação apresenta uma nova forma de trabalho ou aborda de maneira criativa um problema enfrentado pelo Município;
- efetividade - avaliou se o instrumento e/ou ação demonstra o uso responsável e sustentável, de forma eficiente e eficaz, dos recursos econômicos, sociais e ambientais disponíveis, garantindo sua continuidade no tempo;
- inclusão social - avaliou se o instrumento e/ou ação reconhece e responde às diversidades social e cultural, promovendo a igualdade e eqüidade social.
A participação no concurso se deu em duas categorias populacionais: até 50.000 habitantes e acima de 50.000 habitantes. Foram selecionados 3 (três) municípios de cada categoria para receber o prêmio “Selo Cidade Cidadã”.
São eles:
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Ossos da baleia devem ficar em Santarém
Os ossos da baleia foram tombados sob responsabilidade do Centro de Mamíferos Aquáticos, o CMA. De acordo com Dan Pretto, um dos biólogos do Centro, a intenção é deixar os ossos expostos no Museu João Fona. Para que isso seja possível eles estão sendo preparados na sede do Ibama. São aproximadamente 60 peças e quase 200 ossos. O trabalho de preparação inicia com o processo de macerarão que consiste em deixar os ossos de molho por alguns dias. O biólogo limpa peça por peça. Ele usa um detergente para tirar a gordura dos ossos. Crânio, mandíbula, vértebras, costelas e nadadeiras são algumas das partes do esqueleto da baleia. Depois de limpas as peças passarão por um processo de secagem. “Uma parte dos ossos estão em processos de secagem e outros de limpeza. Isso ainda vai levar um período de um mês pra estar pronto”, informa o biólogo. Inicialmente houve a tentativa de levar os ossos para a capital do Estado.mas, segundo o biólogo, todas os esforços estão sendo feito para que os ossos da baleia fiquem em Santarém. “A gente quer muito que fique aqui. Seria até uma incoerência levar daqui depois de toda a mobilização da sociedade da região que acompanhou todo o processo, desde o encalhe dela até, infelizmente, a morte”, conta Dan Pretto.
Veículos dos Poderes Executivo e Legislativo se envolvem em acidente na Estrada de Pindobal
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
O que é corrupção?
A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo. A corrupção é crime, veja alguns itens que revelam práticas corruptas: * Favorecer alguém prejudicando outros.
* Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.
* Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público, e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.
* Até mesmo desviar recursos de um condomínio. A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo, essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). O jogo de interesse dos corruptos atinge o todo, o uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência. Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, esses dependem puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infra-estrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos). Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática, não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, por que sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos sendo assim mais difíceis de enganar. Atualmente existe uma organização internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos países para “medir” o nível de corrupção, e a partir daí é feita uma classificação de acordo com a nota que vai de 0 a 10, alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde à margem de confiança é a Finlândia, o Brasil ocupa 54o com nota 3,9, margem de confiança 37-41%.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
A ARTE DE RACIOCINAR
De maneira geral nós estamos raciocinando a maior parte do tempo, pois pensamos, fazemos cálculos, tiramos conclusões.
Todavia, quando se trata de tomar decisões em nossas ações diárias, parece que nossa capacidade de raciocinar fica prejudicada ou é abafada pelo egoísmo.
Quando estamos no trânsito, por exemplo, e há um veículo atravessado na rua, cujo motorista espera que alguém lhe de a vez para poder seguir, a razão diz que se o deixarmos passar o tráfego fluirá melhor, beneficiando a todos, mas geralmente não é essa a nossa decisão.
Quando passamos por um lugar onde houve um acidente, e a aglomeração de pessoas está grande, ao invés de ouvirmos os apelos da razão para seguir em frente e não atrapalhar, as mais das vezes nos juntamos à multidão só para satisfazer a curiosidade e julgar a ocorrência sem conhecimento de causa.
Se vamos assistir a um espetáculo, um evento qualquer, o bom senso nos adverte que o melhor é ocupar os lugares mais distantes dos corredores, para facilitar a entrada dos que chegarão depois.
Mas o que acontece geralmente, é que nos sentamos nas primeiras cadeiras e quem chegar depois que passe nos espaços apertados que deixamos. E, por vezes, ainda reclamamos pelo fato de ter que encolher as pernas para que os outros passem.
Outra situação bastante despropositada é a das mães ou pais com crianças pequenas que ocupam lugares de difícil acesso.
Se for um evento em que se faz necessário o silêncio, quando os pequenos começam a chorar ou gritar, esses pais perturbam a metade da platéia até chegarem às portas de saída.
Todas essas situações poderiam ser evitadas se usássemos a arte de raciocinar, tomando sempre as decisões mais racionais.
Nas questões emocionais, o raciocínio sempre é bom conselheiro, mas o que acontece amiúde, é que não lhe damos ouvidos, preferindo agir como os irracionais.
Se necessitamos chamar atenção de um filho, ou outro familiar, por exemplo, e percebemos que este chega nervoso, irritado, a razão nos aconselha deixar para outro momento, mas, infelizmente, nem sempre a ouvimos e despejamos sobre ele uma enxurrada de palavras ásperas, agravando a situação.
Se o namorado ou namorada nos diz que já não somos mais o amor da sua vida, a razão pede que nos afastemos, mas nem sempre é assim que agimos. E é por esse motivo que muitos crimes passionais são cometidos.
Vale a pena prestar mais atenção nessa faculdade bendita que Deus nos deu, chamada razão.
Se lhe déssemos ouvidos, aliando-a ao sentimento, por certo, evitaríamos muitos males, tanto para nós quanto para os outros.
Pense nisso!
Pense nisso!
domingo, 9 de dezembro de 2007
Visite Belterra, e conheça as belezas naturais e históricas desse município.
sábado, 8 de dezembro de 2007
Concurso da Polícia Rodoviária é suspenso
Bombeiros são acionados para socorrer mulher de 300 kg
O Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado, na manhã deste sábado (8), para socorrer uma mulher que passou mal em casa, na Zona Norte de São Paulo. O que seria uma ocorrência de rotina acabou exigindo o reforço de várias equipes dos bombeiros por causa do peso da vítima: quase 300 kg.
Segundo o Corpo de Bombeiros, parentes de Dora Blanco, de 45 anos, ligaram nesta manhã pedindo ajuda, já que ela estava com dificuldade para respirar. A mulher foi levada para o Pronto-Socorro do Hospital Mandaqui, também na Zona Norte, onde permanece internada na tarde deste sábado. No hospital, por telefone, Dora disse ao G1 que espera fazer exames e conseguir tratamento adequado para a obesidade.
Na quarta-feira (5), os parentes de Dora já tinham pedido ajuda ao Resgate. "A filha dela chamou os bombeiros porque fazia tempo que não via a mãe e se assustou com o estado dela”, contou Sueli Aparecida, vizinha que passa 12 horas por dia ajudando Dora. “Eles vieram, tiraram a pressão dela e fez outros exames, mas não acharam nada.”
Encontro da Juventude...pra que juventude???
No último dia 24, publiquei aqui uma notícia que tratava do Encontro da Juventude que ocorrerá no dia 15 de dezembro aqui no centro de Belterra. Só agora é que achei um tempinho pra escrever uma reflexão sobre o asunto. Uma coisa pessoal é querer trabalhar com a juventude, mas outra é ter dinâmica pra que esse trabalho tenha resultados. Realmente acompanhei todas as visitas, exceto ao distrito de Corpus Cristy Km 135 BR 163, e percebi que apesar da boa vontade da equipe que promoveu tal ação, não havia a mínima idéia o que é a política pública para jovens.Reuniões mal planejadas com pouca divulgação que ocasionou a não participação das demais comunidades integrantes de cada distritos. Falta de conhecimento da temática jovem o que ocasionou dúvida nas pessoas que participaram da reunião. Falta de entendimento entre a própria equipe que estava realizando tais reuniões. Isto é um pouco do que ocorreu durante as visitas nos distritos.O Fórum da juventude criado em 2005 e que tem a participação de diversos grupos nem se que foi convidado para organizar tal atividade, sendo somente convidade pra implementar a atividade.Ressaltamos que realizar essa atividade é de suma importância e o momento é oportuno mas não pode ser de qualquer maneira. Tem que ter pessoas de responsabilidade, de compromisso e de conhecimento com a relidade da juventude.
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Se Tom Jobim ussasse o Windows
Texto original extraído no site homemsonhador.com . Algumas palavrinhas foram censuradas por serem de baixo calão, mas o texto continua engraçado.
Fonte: Danni Oliveira
Quais são as verdadeiras funções do Vereador?
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
O Boto
Nas festas ou à beira de trapiches, sempre haverá, segundo a crendice popular, um boto a espreitar alguma moça ingênua e, de preferência, virgem ou menstruada. Alguns descrevem até o andar da visagem: dizem que é meio desajeitado e que muitas vezes locomove-se com certa dificuldade pelo pouco hábito em terra firme. Outros já o descrevem como alguém muito alinhado, porém calado demais para os costumes da região. Por isso, logo se desconfia de que é algo sinistro.
No entanto, para as moças novas que porventura estejam a olhar alguma festa de interior, nada de estranho o boto lhe parece. Muito pelo contrário! A paixão é à primeira vista! Quando se dão conta já foram conquistadas.
Contam os caboclos que depois que o Boto consegue o que quer, ou seja, conquistar a moça escolhida, sai na carreira e se joga no primeiro braço de rio ou igarapé. Nessa hora é que todos se dão conta de que não era um rapaz qualquer, mas o boto!
Jovem teria mantido relações sexuais na cadeia para sobreviver
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Baleia que apareceu na Comunidade de Piquiatuba foi encontrada morta na manhã desta terça-feira.
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Primeira competição de motocross foi realizada em Belterra
Secretário de Infra-Estrutura Rodrigo Nissolla, Prefeito Geraldo Pastana e Wilde (Confederação Santarena de Motocross)
I BELTERRA CROSS
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Baleia encalhada desaparece no Rio Tapajós
Dannie Oliveira
Fonte: Notapajós.com
A natureza em mais uma de suas surpresas
No dia 14 de novembro, foi encontrado por moradores da Comunidade de Piquiatuba – Rio Tapajós no município de Belterra, uma baleia da espécie minke (Baleanoptera acustorotrata), uma das menores espécies de baleias do mundo. Costumam viver em pequenos grupos e as vezes são vistas sozinhas. Sendo vistas em grupos somente no período de alimentação. São encontradas em águas tropicais, temperadas e frias de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como em oceânicas. Ocasionalmente, pode penetrar em baías e estuários em águas de pouca profundidade, o que pode ser um dos motivos que explique que o animal tenha penetrado pelo rio de agua doce e chegado a Comunidade de Piquitatuba Tapajós. No verão elas alimentam-se próximo dos pólos, no inverno migra para regiões mais quentes para se reproduzir e criar seus filhotes. Em algumas regiões, são conhecidas populações residentes durante todo o ano, que realizam apenas pequenos deslocamentos, no Brasil, são vistas em toda costa.
O fato causou bastante surpresa, tanto para os moradores locais, como para pessoas de várias regiões do país. Pois é raríssimo este tipo de acontecimento. O animal parecia bastante debilitado, o que fazia aumentar a senção de impotência das pessoas alé se encontravam.
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
O Jovem realmente pode mover o mundo?
Então jovem belterrense, chegou a sua vez de participar.
Estará acontecendo durante o final do mês de novembro e inicio de dezembro, plenárias em diversas aereas do municipio para escolha de delegados para o encontro que acontecerá no dia 15 de dezembro no centro da cidade, o objetivo do evento é discutir politicas públicas voltadas a juventude.
Contamos com uma grande presença da juventude belterrense.
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Você sabia?
DIREITO E DEVERES DO CIDADÃO NO TRÂNSITO
- Transitar sem construir perigo ou obstáculo para os demais elementos do trânsito. Todas as demais normas são derivadas deste preceito simples.
- Utilizar vias seguras e sinalizadas. Em caso de sinalização deficiente ou inexistente, a autoridade com jurisdição sobre a via deve responder e ser responsabilizada.
- Sugerir alterações a qualquer artigo ou norma do CTB e receber resposta, bem como solicitar alterações em sinalização, fiscalização e equipamentos de segurança e ser atendido ou receber resposta.
- Cobrar das autoridades a educação para o trânsito (Art. 74), que é prioridade definida pelo CTB.
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Plano Diretor Participativo de Belterra
Bem como acompanhamento da implementação de políticas públicas municipais, depois da aprovação da lei. Essa atividade é desenvolvida por diversos técnicos e técnicas da Fase Programa Amazônia em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), representada pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), Centro Sócio-econômico (serviço Social), Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e Núcleo de Agricultura Familiar (NEAF). Essa parceria permitiu, através de convênio, a criação do Observatório de Políticas Públicas, Conhecimento e Movimentos Sociais na Amazônia (COMOVA) responsável por este acompanhamento que, no interior do Observatório, vem sendo chamado de Projeto Demonstrativo em Plano Diretor Participativo.
OS PRIMEIROS PASSOS DO GOVERNO DEMOCRÁTICO POPULAR.
Com a eleição do Prefeito Geraldo Pastana (PT), no final de 2004, a terceira gestão do município desde sua fundação tem início o governo democrático-popular e com ele a primeira experiência em Belterra de participação da sociedade local na definição das políticas públicas municipais. A primeira ação política de governo que apontava nessa direção foi a realização das assembléias populares em nove áreas do município, em vilas e estradas definidas pelo governo de transição. Nas assembléias também foi estimulada a organização da comunidade e escolhidas comissões provisórias representando os moradores, que tiveram o prazo de 90 dias para preparar a proposta de estatuto de legalização dessas comunidades, de acordo com o novo código civil brasileiro.
Essas atividades contaram com o apoio do governo municipal eleito através da disponibilização da assessoria jurídica na elaboração dos estatutos. Isso significou uma economia de R$ 500,00 (quinhentos reais), já que escritórios particulares cobram esse valor para prestar tais serviços. As organizações ficaram responsáveis pelos custos cartoriais de R$ 500,00 (quinhentos reais), preço unitário. Na oportunidade, também foram realizadas atividades de capacitação para discutir sobre a importância da 5 organização da comunidade, tendo como tema central à razão e a emoção, o comportamento espontâneo e o comportamento organizado. Esse processo resultou na legalização de cinco entidades e as outras quatro restantes estão em processo de formalização.
Há de se ressaltar que durante os 113 primeiros dias de governo houve um deslocamento do prefeito com todos/as secretários/as de governo para as comunidades
mais distantes do centro da cidade, como a Floresta Nacional do Tapajós (FLONA) e a BR 163 onde o “governo itinerante” fez reuniões, prestou serviços e coletou demandas locais, além de ampliar seu horizonte acerca dos problemas municipais.
Quando teve início o processo?
Por iniciativa do atual prefeito municipal e de sua equipe de governo foram dados os primeiros estímulos e criados os primeiros canais de diálogo entre o governo e a população local. No entanto, com o desenvolvimento das atividades criaram-se as condições de construção coletiva da metodologia para a elaboração do Plano Diretor Participativo do Município de Belterra. Os onze passos que se seguem são narrativas das iniciativas para tornar os debates do Plano Diretor acessível a parcelas significativas população municipal, e das dificuldades decorrentes dessa opção.
A importância da elaboração do Plano Diretor Participativo para o município de Belterra.
Estrela "gêmea do Sol" bate recorde de planetas fora do sistema Solar.
Pesquisadores americanos anunciaram a descoberta de um quinto planeta orbitando a estrela 55 Cancri, que é uma "gêmea" do nosso Sol a cerca de 41 anos-luz daqui. Com isso, a estrela bate o recorde de planetas extra-solares (fora do Sistema Solar) confirmados até hoje, informou a Nasa.
Concepção artística mostra o novo planeta (em primeiro plano) e três de seus companheiros no mesmo sistema estelar (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
O sistema estelar da 55 Cancri registra, por enquanto, apenas gigantes gasosos, nenhum deles menor que Netuno. Mas isso pode ser um resultado de um viés da técnica usada pela equipe, que foi liderada pela astrônoma Debra Fischer, da Universidade Estadual de San Francisco, nos Estados Unidos. É que o método dos pesquisadores usa como base um "bamboleio" na estrela-mãe, causado pela atração gravitacional sutil do planeta. Quanto maior o planeta, maior o bamboleio e, portanto, mais fácil fica detectá-lo.
Comparação entre o sistema extra-solar (em cima) e o nosso Sistema Solar; em azul, as órbitas dos planetas (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
O novo planeta tem a metade do tamanho de Saturno -- o equivalente, portanto, a 45 vezes a massa da nossa Terra -- e completa uma órbita ao redor de sua estrela a cada 260 dias. O melhor de tudo é que, como 55 Cancri é uma estrela um pouco menos luminosa que o Sol, o planeta está na chamada zona habitável, onde a água pode aparecer no estado líquido.
O que isso pode significar? Talvez condições favoráveis à vida, se não no próprio planeta, que afinal é gasoso, então em suas possíveis luas. É que todos os gigantes gasosos do nosso Sistema Solar possuem muitos satélites naturais formados por uma mistura de água, rocha e outros elementos.
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Governo do Estado pode demitir mais 2 mil temporarios.
BELTERRA: DO PROJETO DE PLANTIO DE SERINGA À CIDADE.
O município de Belterra foi criado através da Lei nº 5.928 de 28 de dezembro de 1995, sancionada pelo então governador Dr. Almir José de Oliveira Gabriel, tendo sido desmembrado do município de Santarém, com sede na localidade de Belterra, que passou à categoria de cidade, com a mesma denominação. Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1997, com a posse do prefeito Oti Silva Santos, do vice-prefeito e vereadores eleitos no pleito municipal de 3 de outubro de 1996.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE BELTERRA
Belterra pertence à Mesorregião do Baixo Amazonas e à Microrregião de Santarém. Está localizada na Região Oeste do Pará.
Limites:
Ao Norte, limita-se com o distrito de Alter-do-Chão (Santarém).
Ao Sul, com o Igarapé da onça.
A Leste, com a Cidade de Santarém.
A Oeste, com o Rio Tapajós.
Distância:
A distância da capital é de 505 milhas aéreas e distante 48 km do município mais próximo, que é Santarém.
Área: 4.490,13 km².
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
MOJOB - Movimento Jovem de Belterra
Promover saudavél e regular relacionamento entre seus associados, especialmente através de atitudes de companheirismo e solidariedade visando o crescimento pessoal e sócio-cultural;
Incentivar a prática de ações intra e intercomunitárias que contemplem, indistintamente, raças, crenças e filosofias toleradas pela ética e pela ordem legal, que privilegiam a paz e o aperfeiçoamento sócio-cultural na escala mais abrangente possível;
Conceder, defender e realizar projetos que possam garantir a expressão e a preservação do processo multicultural sedimentado na sua história desde os seus princípios e eventualmente interpretar as manifestações da cultura do Município de Belterra, do Pará e da Amazônia;
Considerar, também, como prioridade tudo quanto se relacione à política Social e Cultural, que se enquadre às condições da Associação;
Valorizar a política da boa convivência e de integração com entidades congêneres e com grupos que atuam em outros segmentos culturais e sociais, assim como estabelecer parcerias na defesa dos objetivos e diretrizes afins previstos na Lei Orgânica do Município de Belterra, na Constituição do Estado do Pará, na Constuição Federal e Legislação complementar.
O MOJOB anualmente faz apresentações culturais com o Grupo de Dança "Carimbó da Terra", nas diversas localidades do município, participando inclusive do Sairé na Vila Balneária de Alter-do-Chão em Santarém.
domingo, 4 de novembro de 2007
Dannie Oliveira (Notapajós.com) ministrou oficina para Voluntários e Conselheiros do Telecentro de Inclusão Digital de Belterra.
Para Mônica de Almeida (Coordenadora do Telecentro) a idéia da oficina era proporcionar a abertura da visão dos monitores vonluntários com relação a utilização da internet e fazer com que eles se sitam capacitados. Mônica ressaltou ainda que foi superada as espectativas, já que todos os participantes da oficina absorveram o conteúdo repassado.
sábado, 3 de novembro de 2007
Arquitetura Americana
Mas, existe uma residência que chama atenção de todos e leva ao passado várias pessoas que trabalharam no Projeto da Borracha. A Casa 1 (um), como pe chamada pelos habitantes da cidade, é uma casa de sonhos. Ampla, com uma vista privilegiada da varanda, grande salão e vários compartimentos, a Casa Um foi projetada para receber o mentor do projeto, o miulionário Henry Ford. No entanto, isso nunca aconteceu, pois 40 dias antes da viagem prevista para Belterra, Ford perdeu o filho e desistiu da viagem e do projeto. N conversa dos moradores que participaram dessa história holywoodiana restam apenas saudades e sempre um "se". Talvez, se Henry Ford conhecesse aquele lugar, nunca tivesse coragem de deixá-lo.
Belterra: História e Belezas Naturais.
sábado, 14 de julho de 2007
Mizael: Eu sou assim!
Digno de minha admiração é aquele que, tendo tropeçado ao dar o primeiro passo, levanta-se e segue em frente, pois as dificuldades devem ser usadas para crescer e não para desencorajar.
O meu maior investimento é no meu conhecimento, já que levo em consideração que ele me renderá os melhores juros. Com relação a compreensão de outras pessoas, tento sempre escutar o que elas não estão dizendo e também o que elas nunca venham a dizer. Aprendi que as verdadeiras amizades nascem ou continuam a crescer mesmo que as distâncias sejam as mais longas...