quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

PARÁ É O ÚNICO ESTADO DO BRASIL COM DUAS PREFEITURAS PREMIADAS COM O SELO CIDADE CIDADÃ

Em solenidade de comemoração que ocorreu hoje, (19), na Câmara dos Deputados, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Zézeu Ribeiro (PT-BA), convidou o deputado federal Zé Geraldo ( PT/PA) para entregar o Troféu Selo Cidade Cidadã ao prefeito de Belterra, Geraldo Pastana (PT-PA), por estar entre os municípios vencedores da premiação referente à 3ª edição do Concurso Selo Cidade Cidadã, que é concedido desde 2005 a prefeituras que se sobressaem na implantação de programas para a gestão democrática das cidades, com inclusão social e observância do Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01).
Zé Geraldo acompanhou com enorme satisfação a entrega da premiação ao, também prefeito do partido dos trabalhadores, Alvaro Brito Xavier, do município de Conceição do Araguaia. Para Zé Geraldo, o fato de o Pará ser o estado com o maior número de municípios contemplados com a premiação, Belterra e Conceição do Araguaia, é um sinal respeito ao cidadão, que demonstra o alto comprometimento destes excelentes representantes públicos que desenvolvem seus trabalhos dentro do amplo sentido de participatividade na gestão pública. Os municípios contemplados deste ano foram: Abaixo de 50.000 habitantes: Belterra (PA); Conceição do Araguaia (PA) e Iperó (SP). Acima de 50.000 habitantes: Osasco (SP); Macaé (RJ) e Belo Horizonte (MG).

fonte: CDU/ Assessoria

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Eitâ, Paidêgua, Virgi que aquela noite foi deveras bonita!


Quando uma estrela de rabo compriiiiido parou pro riba do curral


A bicharada areunida toda zuô Fui arregalado pra vê o que era


E, não crendo no que meus zoio via


Dentro do comedô dos bicho, Topei lá com um anjinho...


Seja em que língua ou jeito que for, que este natal seja feito de muitosencontros...


Tudo do bom, do bem e do melhor pra todo mundo e pra todo sempre,

Brasileiros brilham na festa da FIFA

Kaká, Marta e Buru são eleitos os melhores do mundo e Rei Pelé recebe homenagem
Foi mais uma consagração brasileira no futebol mundial. Nesta segunda-feira, o país da bola ficou com a tríplice coroa na festa de premiação da Fifa dos melhores do ano, em Zurique, na Suíça. Kaká foi eleito o melhor jogador de 2007. Marta ficou com o prêmio no feminino. E Buru recebeu a honra no futebol de areia. E para completar a festa, Pelé foi homenageado e se emocionou ao receber o "prêmio presidencial da Fifa", por tudo o que representa para o futebol.
Pela primeira vez na história, dois jogadores de um mesmo país receberam o prêmio da Fifa em um mesmo ano. Os técnicos e os capitães de 165 países (no masculino) e 137 países (no feminino) votaram na eleição da Fifa. Eles escolheram os três melhores jogadores do ano (o primeiro recebeu cinco pontos, o segundo, três, e o terceiro, um ponto).

Com um elegante vestido preto, Marta recebeu o prêmio e se emocionou. Com uma voz de choro, a jogadora prometeu se esforçar para ganhar mais vezes o prêmio da Fifa.
- Quero agradecer a Deus por este momento de grande alegria da minha vida. Depois, quero agradecer às minhas companheiras de clube na Suécia, aos meus amigos, a minha mãe e a todos os familiares. Estou muito feliz por estar aqui e vou trabalhar firme para voltar outras vezes - disse.
Por fim, chegou a vez de Kaká. O anúncio foi feito pelo presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter. Mas mesmo antes de o suíço falar o nome de Kaká, um sorriso de Pelé, que estava ao seu lado, ao vê-lo abrir o envelope já denunciava o vencedor. Um dia depois de brilhar na decisão do Mundial de Clubes, no Japão, Kaká tornou-se o quinto brasileiro a receber o prêmio de Melhor Jogador do Mundo da Fifa. O meia do Milan somou 1.047 pontos. Mais que o dobro do argentino Lionel Messi (504), segundo colocado. O português Cristiano Ronaldo ficou em terceiro, com 426 pontos.
Fonte: G1

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Perfil do profissional em Jornalismo

O perfil do egresso em Jornalismo, além da inclusão dos componentes comuns do campo da Comunicação, se caracteriza:
1. pelo exercício da objetividade jornalística na apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos sociais.
2. pelo exercício da tradução e disseminação de conhecimento sobre a atualidade em termos de percepção geral e de modo a qualificar o senso comum.
3. pelo trabalho em veículo de comunicação e instituição que inclua atividades caracterizadas como de imprensa e de informação jornalística de interesse geral ou setorializado, e de divulgação de informações de atualidade.
Áreas de Atuação
Setores de Jornalismo de empresas públicas e privadas.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O MUNICÌPIO DE BELTERRA GANHA PRÉMIO!

Belterra foi um dos ganhadores da 3a edição do Concurso 'Selo Cidade Cidadã’, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, premiará este ano os municípios que se destacaram em ações concretas de implementação de seus Planos Diretores, especialmente no que tange aos aspectos inovadores da Lei 10.257, denominada Estatuto da Cidade.
O desafio que ora se coloca é como transformar as leis dos planos em ações concretas, ou seja, em cidades com melhores condições de vida e justiça social. Por isso a Comissão de Desenvolvimento Urbano convidou os municípios que estão implementando os seus planos a apresentarem suas experiências como estímulo aos demais municípios.

Puderam participar do concurso todos os municípios que tiveram a Lei do Plano Diretor aprovada na Câmara de Vereadores, com base no Estatuto da Cidade. Para concorrer o município elegeu ações e instrumentos mais significativos de aplicabilidade dentro de sua realidade territorial e de importância social.

A avaliação dos relatórios considerou os seguintes critérios:
  • relevância - avaliou se a implementação do instrumento e/ou ação trouxe benefícios perceptíveis à cidade e à comunidade, demonstrados por meio de evidências de melhoria na condição de vida dos habitantes do Município;

  • inovação - avaliou se o instrumento e/ou ação apresenta uma nova forma de trabalho ou aborda de maneira criativa um problema enfrentado pelo Município;

  • efetividade - avaliou se o instrumento e/ou ação demonstra o uso responsável e sustentável, de forma eficiente e eficaz, dos recursos econômicos, sociais e ambientais disponíveis, garantindo sua continuidade no tempo;

  • inclusão social - avaliou se o instrumento e/ou ação reconhece e responde às diversidades social e cultural, promovendo a igualdade e eqüidade social.

A participação no concurso se deu em duas categorias populacionais: até 50.000 habitantes e acima de 50.000 habitantes. Foram selecionados 3 (três) municípios de cada categoria para receber o prêmio “Selo Cidade Cidadã”.

São eles:

Abaixo de 50.000 habitantes: Iperó (SP); Conceição do Araguaia (PA) e Belterra (PA).

Acima de 50.000 habitantes: Osasco (SP); Macaé (RJ) e Belo Horizonte (MG).

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Ossos da baleia devem ficar em Santarém

Notícia extraída do Portal Notapajós.com

Os ossos da baleia foram tombados sob responsabilidade do Centro de Mamíferos Aquáticos, o CMA. De acordo com Dan Pretto, um dos biólogos do Centro, a intenção é deixar os ossos expostos no Museu João Fona. Para que isso seja possível eles estão sendo preparados na sede do Ibama. São aproximadamente 60 peças e quase 200 ossos. O trabalho de preparação inicia com o processo de macerarão que consiste em deixar os ossos de molho por alguns dias. O biólogo limpa peça por peça. Ele usa um detergente para tirar a gordura dos ossos. Crânio, mandíbula, vértebras, costelas e nadadeiras são algumas das partes do esqueleto da baleia. Depois de limpas as peças passarão por um processo de secagem. “Uma parte dos ossos estão em processos de secagem e outros de limpeza. Isso ainda vai levar um período de um mês pra estar pronto”, informa o biólogo. Inicialmente houve a tentativa de levar os ossos para a capital do Estado.mas, segundo o biólogo, todas os esforços estão sendo feito para que os ossos da baleia fiquem em Santarém. “A gente quer muito que fique aqui. Seria até uma incoerência levar daqui depois de toda a mobilização da sociedade da região que acompanhou todo o processo, desde o encalhe dela até, infelizmente, a morte”, conta Dan Pretto.

Veículos dos Poderes Executivo e Legislativo se envolvem em acidente na Estrada de Pindobal

Por fatalidade ou imprudência, não sei ao certo, mas o fato foi que aconteceu no dia 12 de dezembro (quarta-feira) por volta das 16 horas, um acidente envolvendo o carro da Câmara Municipal de Belterra e um Caminhão Basculante que estava a serviço da Prefeitura, na estrada que dá acesso a Comunidade de Pindobal, o veículo do Poder Legislativo ia em sentido à Comunidade de Pindobal e a caçamba vinha no caminho inverso. O acidente não teve vitimas fatais, somente materiais.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O que é corrupção?

Corrupção vem do latim corruptus, significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.
A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo. A corrupção é crime, veja alguns itens que revelam práticas corruptas: * Favorecer alguém prejudicando outros.
* Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.
* Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público, e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.
* Até mesmo desviar recursos de um condomínio. A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo, essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). O jogo de interesse dos corruptos atinge o todo, o uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência. Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, esses dependem puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infra-estrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos). Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática, não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, por que sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos sendo assim mais difíceis de enganar. Atualmente existe uma organização internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos países para “medir” o nível de corrupção, e a partir daí é feita uma classificação de acordo com a nota que vai de 0 a 10, alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde à margem de confiança é a Finlândia, o Brasil ocupa 54o com nota 3,9, margem de confiança 37-41%.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A ARTE DE RACIOCINAR

Raciocinar é uma arte que merece uma reflexão mais detida por parte de todos nós.
Mas, e o que é raciocinar?
Segundo os dicionários, raciocinar é fazer uso da razão para conhecer, para julgar da relação das coisas; ponderar; pensar.

De maneira geral nós estamos raciocinando a maior parte do tempo, pois pensamos, fazemos cálculos, tiramos conclusões.
Todavia, quando se trata de tomar decisões em nossas ações diárias, parece que nossa capacidade de raciocinar fica prejudicada ou é abafada pelo egoísmo.
Quando estamos no trânsito, por exemplo, e há um veículo atravessado na rua, cujo motorista espera que alguém lhe de a vez para poder seguir, a razão diz que se o deixarmos passar o tráfego fluirá melhor, beneficiando a todos, mas geralmente não é essa a nossa decisão.
Quando passamos por um lugar onde houve um acidente, e a aglomeração de pessoas está grande, ao invés de ouvirmos os apelos da razão para seguir em frente e não atrapalhar, as mais das vezes nos juntamos à multidão só para satisfazer a curiosidade e julgar a ocorrência sem conhecimento de causa.
Se vamos assistir a um espetáculo, um evento qualquer, o bom senso nos adverte que o melhor é ocupar os lugares mais distantes dos corredores, para facilitar a entrada dos que chegarão depois.
Mas o que acontece geralmente, é que nos sentamos nas primeiras cadeiras e quem chegar depois que passe nos espaços apertados que deixamos. E, por vezes, ainda reclamamos pelo fato de ter que encolher as pernas para que os outros passem.
Outra situação bastante despropositada é a das mães ou pais com crianças pequenas que ocupam lugares de difícil acesso.
Se for um evento em que se faz necessário o silêncio, quando os pequenos começam a chorar ou gritar, esses pais perturbam a metade da platéia até chegarem às portas de saída.
Todas essas situações poderiam ser evitadas se usássemos a arte de raciocinar, tomando sempre as decisões mais racionais.
Nas questões emocionais, o raciocínio sempre é bom conselheiro, mas o que acontece amiúde, é que não lhe damos ouvidos, preferindo agir como os irracionais.
Se necessitamos chamar atenção de um filho, ou outro familiar, por exemplo, e percebemos que este chega nervoso, irritado, a razão nos aconselha deixar para outro momento, mas, infelizmente, nem sempre a ouvimos e despejamos sobre ele uma enxurrada de palavras ásperas, agravando a situação.
Se o namorado ou namorada nos diz que já não somos mais o amor da sua vida, a razão pede que nos afastemos, mas nem sempre é assim que agimos. E é por esse motivo que muitos crimes passionais são cometidos.
Vale a pena prestar mais atenção nessa faculdade bendita que Deus nos deu, chamada razão.
Se lhe déssemos ouvidos, aliando-a ao sentimento, por certo, evitaríamos muitos males, tanto para nós quanto para os outros.
Pense nisso!
Quando suas vistas contemplarem as densas nuvens cinzentas que pairam há apenas alguns metros de altura, ouça com atenção a voz da razão a lhe dizer, com toda segurança que logo acima brilha o sol, soberano, que vencerá as trevas em pouco tempo.
Pense nisso!

Olhe bem o que nossa cidade tem. - Ficou com inveja? - Então não perca tempo. Venha nos fazer uma visita, estaremos de braços abertos para recebê-los.





Comidas típicas, artesanato...aqui tem de tudo, até hidrante... imagina... Nós temos.





Comunidades ribeirinhas e suas belas praias






domingo, 9 de dezembro de 2007

Visite Belterra, e conheça as belezas naturais e históricas desse município.


Casa 1 - Construída para receber Henry Ford

Vista aérea da Praça Brasil

Praia de Aramanaí - Rio Tapajós

Praça Brasil

Praia de Pindobal

sábado, 8 de dezembro de 2007

Concurso da Polícia Rodoviária é suspenso

Mais de 130 mil pessoas estavam inscritas Brasil - O concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) marcado para domingo (9) foi suspenso na noite desta sexta-feira (7) por conta do vazamento da prova. No Rio de Janeiro, um homem foi preso tentando vender o gabarito por R$ 40 mil. A prova serviria para preencher 340 vagas nos estados de Mato Grosso e do Pará.Cerca de 130 mil pessoas de todo o Brasil estavam inscritas para a seleção, que seria realizado em todas as capitais do Norte e do Centro-Oeste. Segundo a PRF, somente em Campo Grande 18 mil pessoas prestariam o concurso - os hotéis da cidade já estariam cheios por conta da prova.O salário do cargo de policial rodoviário seria de R$ 5.084. Das 340 vagas, 194 seriam para o Pará e 146 para Mato Grosso. Os policiais trabalhariam ao longo de um trecho de 1,6 mil quilômetros da BR-163, que começa a 200 quilômetros de Cuiabá (MT) e vai até Santarém (PA). Pessoas de todo o Brasil fariam a prova porque o policial poderia pedir transferência para outros estados depois de três anos na função.

Prova será remarcada

O concurso não será cancelado e a prova será remarcada, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. As inscrições continuam válidas.Entretanto, o órgão explicou ao G1 que não há data para que uma nova rodada de provas venha a ocorrer, pois o vazamento dará início a uma investigação criminal. Com isso, a Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), que ganhou licitação para organizar o concurso, poderá ser dispensada.

Denúncia

A denúncia de fraude foi encaminhada a dois órgãos: a Procuradoria da República de São João de Meriti (RJ) e a Corregedoria Geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, em Brasília.A Coordenação de Inteligência do DPRF analisou verificou, com o Ministério Público Federal (MPF) e um representante da UFRJ, que a fraude realmente ocorreu. A decisão da PRF foi tomada sob recomendação de suspensão da Procuradora da República, Ana Paula Ribeiro Rodrigues.

Fonte: Notapajós

Bombeiros são acionados para socorrer mulher de 300 kg


Vendedora de antiguidade passou mal neste sábado em casa, na Zona Norte de SP. Ela foi levada pelo Resgate para o Hospital Mandaqui.

O Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado, na manhã deste sábado (8), para socorrer uma mulher que passou mal em casa, na Zona Norte de São Paulo. O que seria uma ocorrência de rotina acabou exigindo o reforço de várias equipes dos bombeiros por causa do peso da vítima: quase 300 kg.

Segundo o Corpo de Bombeiros, parentes de Dora Blanco, de 45 anos, ligaram nesta manhã pedindo ajuda, já que ela estava com dificuldade para respirar. A mulher foi levada para o Pronto-Socorro do Hospital Mandaqui, também na Zona Norte, onde permanece internada na tarde deste sábado. No hospital, por telefone, Dora disse ao G1 que espera fazer exames e conseguir tratamento adequado para a obesidade.

Na quarta-feira (5), os parentes de Dora já tinham pedido ajuda ao Resgate. "A filha dela chamou os bombeiros porque fazia tempo que não via a mãe e se assustou com o estado dela”, contou Sueli Aparecida, vizinha que passa 12 horas por dia ajudando Dora. “Eles vieram, tiraram a pressão dela e fez outros exames, mas não acharam nada.”
Fonte: G1

Encontro da Juventude...pra que juventude???

Está matéria foi extraída do Blog Cidade de Belterra

No último dia 24, publiquei aqui uma notícia que tratava do Encontro da Juventude que ocorrerá no dia 15 de dezembro aqui no centro de Belterra. Só agora é que achei um tempinho pra escrever uma reflexão sobre o asunto. Uma coisa pessoal é querer trabalhar com a juventude, mas outra é ter dinâmica pra que esse trabalho tenha resultados. Realmente acompanhei todas as visitas, exceto ao distrito de Corpus Cristy Km 135 BR 163, e percebi que apesar da boa vontade da equipe que promoveu tal ação, não havia a mínima idéia o que é a política pública para jovens.Reuniões mal planejadas com pouca divulgação que ocasionou a não participação das demais comunidades integrantes de cada distritos. Falta de conhecimento da temática jovem o que ocasionou dúvida nas pessoas que participaram da reunião. Falta de entendimento entre a própria equipe que estava realizando tais reuniões. Isto é um pouco do que ocorreu durante as visitas nos distritos.O Fórum da juventude criado em 2005 e que tem a participação de diversos grupos nem se que foi convidado para organizar tal atividade, sendo somente convidade pra implementar a atividade.Ressaltamos que realizar essa atividade é de suma importância e o momento é oportuno mas não pode ser de qualquer maneira. Tem que ter pessoas de responsabilidade, de compromisso e de conhecimento com a relidade da juventude.
Mizael:
Vale ressaltar ainda, que nessas reuniões o Assessor de Juventude não estava presente em nenhuma delas