quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Como nasce a moral


Segundo novos estudos, o senso de justiça e a compaixão não vêm da educação ou da religião, mas podem ser fruto da seleção natural e da evolução humana

Confira a seguir um trecho dessa reportagem que pode ser lida na íntegra na edição da revista Galileu de fevereiro/2008.


Se uma velhinha leva um tombo no meio da rua, devemos ajudá-la a se levantar ou tirar um sarro da cara dela? É uma boa idéia encher de sopapos os torcedores do time adversário num estádio de fu-tebol? E atirar ovos em pedestres do conforto de uma janela alta num edifício? Perguntas fáceis de responder, não há dúvida. Afinal, a mais nobre e universal das qualidades humanas tem a ver com isso - a capacidade de distinguir o certo do errado. Mas de onde ela vem? E a pergunta que não quer calar: por que ela nem sempre funciona?


São dúvidas que se escondem na origem da humanidade. Até outro dia, a convicção era a de que esse senso de moralidade é basicamente aprendido na convivência com os outros. Ou seja, a única forma de obter pessoas morais seria condicioná-las socialmente, declarando ao longo de toda a vida o que elas podem ou não podem fazer. Esse papel, naturalmente, caberia à sociedade e à cultura - iniciativa que elas exercem ainda hoje com mão de ferro, embora já não tanto quanto antigamente.


É claro que muitas das convenções sociais ligadas ao certo e ao errado precisam ser aprendidas. Ninguém tem como nascer sabendo, por exemplo, que desenhar em paredes (ou pichar muros de rua) é errado, ou que arrotar na frente dos outros pode não ser muito bem aceito numa determinada cultura. Mas noções básicas de justiça e retidão parecem depender do aprendizado social numa do-se muito menor do que supunham os psicólogos há cem anos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Cobra engole bezerro em fazenda em MG



Donos da propriedade passaram a vigiar curral depois que outro bezerro desapareceu. Animal foi levado pela Polícia de Meio Ambiente para uma reserva ecológica.

Uma cobra, com cerca de cinco metros, foi capturada após engolir um bezerro em uma fazenda na cidade de Pirajuba, a 90 quilômetros de Uberaba, em Minas Gerais. Os donos da propriedade passaram a vigiar o curral depois que outro bezerro desapareceu. Muitas pessoas pararam para ver o animal, que foi levado pela Polícia de Meio Ambiente para uma reserva ecológica em Volta Grande (Foto: L.Adolfo/AE)

Fonte: Do G1, em São Paulo, com informações do Megaminas.com

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Alerta: seu orkut não está seguro

Uma das mais recentes atualizações do Orkut é o “cadeado de segurança”, que permite ao usuário restringir o acesso a fotos e vídeos de seu perfil. Não por acaso, uma das mais recentes “ferramentas” disponíveis na internet foi criada justamente para quebrar essa medida de privacidade do site de relacionamentos (e comunidades repetidas).
Com poucos cliques, em sites criados para essa finalidade, é possível destravar o bloqueio do cadeado e acessar o conteúdo das páginas “trancadas” sem que o dono do perfil saiba da invasão.
Portanto, fique alerta. A maneira mais segura de preservar sua privacidade no Orkut continua sendo deixar arquivos pessoais fora da brincadeira.

Por Renato Bueno

Fica proibido

Pablo Neruda

“Fica proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer,
Ter medo das tuas recordações.

Fica proibido não sorrir ante os problemas,
Não lutar pelo que queres,
Abandonar tudo por medo,
Não transformar em realidade teus sonhos.

Fica proibido não demonstrar o teu amor,
Fazer com que alguém pague pelas tuas dúvidas e pelo teu mau humor

Fica proibido deixar os teus amigos,
Não tentar compreender aquilo que viveram juntos,
Chamá-los somente quando precisa deles

Fica proibido não seres tu perante todos,
Fingir para as pessoas que não te importas,
Esquecer todos os que te querem

Fica proibido não fazeres as coisas para ti mesmo,
Não fazeres o teu destino,
Ter medo da vida e dos teus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse o último."

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Tocantins pode ser excluído da Amazônia Legal.

O Projeto de Lei 1278/07, do deputado Osvaldo Reis (PMDB-TO), exclui o estado de Tocantins da área de abrangência da Amazônia Legal. A proposta altera a Lei 4.771/65, que define a Amazônia Legal.A intenção do deputado é permitir o desenvolvimento econômico do estado, em particular da pecuária bovina, sem os impedimentos legais relativos à exigência de preservação da cobertura florestal vigentes para a Amazônia. Isso porque, fora da área da Amazônia Legal, os percentuais de preservação florestal exigidos pelo poder público são menores. "Somente dessa forma a economia estadual não ficará tolhida", afirma Osvaldo Reis.Conceito políticoO deputado argumenta que menos de 1/10 da área do Tocantins tem as características do ecossistema amazônico. Segundo ele, 88% do território estadual são dominados pela vegetação de Cerrado, e nessa área vem se expandindo a produção de grãos, com destaque para a soja, e também a criação de gado, que alcança cerca de 8 milhões de cabeças.
"A inclusão de Tocantins na Amazônia Legal é fruto de um conceito político, e não de uma imposição geográfica", alega o deputado.
Décimo maior estado brasileiro em extensão territorial, o Tocantins tem 277 mil km². Sua população atual é estimada pelo IBGE em 1,24 milhão de pessoas.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Cachorro mata dono com tiro

Caçador morreu no estado americano do Texas quando seu cachorro pisou na escopeta.'Este é o acidente mais estranho que já vi em meus 20 anos de trabalho', disse o xerife.

Um caçador morreu no estado americano do Texas quando seu cachorro pisou na escopeta e disparou, atingindo o dono na perna, informou a polícia nesta terça-feira (8). Esta, porém, não foi a primeira vez que algo do gênero aconteceu nos Estados Unidos. "Este é o acidente mais estranho que já vi em meus 20 anos de trabalho", disse o xerife Joe LaRive, do condado de Chambers, próximo a Houston. Perry Price, um professor de matemática, tinha atirado em um ganso. Depois, ele depositou a escopeta na parte traseira de sua caminhonete, onde o cachorro estava, para ir buscar a presa. Os investigadores encontraram barro e as marcas das patas do animal na escopeta, segundo o xerife. Price foi levado a um hospital mas morreu devido à perda de sangue.


Fonte: G1

sábado, 5 de janeiro de 2008

'Guardian' põe Marina Silva entre '50 pessoas que podem salvar o planeta'

A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, foi citada neste sábado em uma lista preparada pelo jornal britânico The Guardian com “as 50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta”.
Segundo o jornal, a lista, preparada por um painel de especialistas, identifica “os 50 homens e mulheres com o poder de nos salvar de nós mesmos”.
“Todo mundo concorda que uma ação urgente é necessária para evitar uma mudança climática catastrófica, mas quem realmente tem a influência e as idéias para fazer isso acontecer?”, diz o Guardian em sua apresentação.
No texto dedicado a Marina Silva, o jornal destaca sua história como “filha de um seringueiro brasileiro, passando sua infância coletando látex da floresta amazônica e protestando contra a destruição provocada pelos madeireiros ilegais”.
“Em uma das grandes histórias políticas, ela passou de analfabeta aos 16 anos à mais jovem senadora do Brasil e agora é a mulher mais capaz de prevenir a total ruína da Amazônia”, diz o texto.
O jornal comenta que, sob sua gestão no ministério, o desmatamento na Amazônia caiu 75%, e vastas áreas de floresta foram destinados a comunidades indígenas.
“Mas o futuro, diz Silva, é arriscado. A única maneira de evitar uma perda no longo prazo é com ajuda internacional”, diz o jornal, citando uma declaração da ministra: “Não queremos caridade, é uma questão da ética da solidariedade”.
A ministra é a única latino-americana da lista, que traz ainda nomes como os do ex-vice-presidente americano Al Gore, da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, do geneticista americano Craig Venter, do prefeito de Londres, Ken Livingstone, e até mesmo do ator norte-americano Leonardo DiCaprio.
A foto da ministra é uma das três escolhidas para ilustrar a chamada para a lista na capa do jornal, ao lado de Leonardo DiCaprio e da ambientalista Wangari Maathai, ex-ministra-assistente do Meio Ambiente do Quênia e Nobel da Paz de 2004.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Cobra de nove metros ataca menina em Belém

Taxista disse que criança de 7 anos foi arrastada pelo animal. Rapaz cortou a cabeça da cobra para salvar a garota, que teve apenas ferimentos leves.

Reprodução/Portal ORM
Jovem cortou cabeça da cobra para salvar garota, diz taxista (Foto: Reprodução/Portal ORM)
Uma cobra de nove metros e cerca de 120 quilos atacou uma garota de 7 anos nos arredores da alça viária de Belém, na quarta-feira (2). O animal saiu da mata e se enrolou nas pernas da menina. A garota conseguiu escapar e teve apenas ferimentos leves.O taxista Raimundo Carvalho, de 62 anos, passava pela rodovia na hora do ataque. Segundo reportagem do Portal ORM, Carvalho disse que os gritos da menina chamaram a atenção das pessoas que estavam nas proximidades.

Carvalho contou que a cobra arrastou a criança por alguns metros e só soltou quando um jovem, identificado como Miguel, cortou a cabeça do bicho com um tipo de facão. “A criança ainda tentou se segurar no mato. Ela gritava bastante. Foi quando o rapaz apareceu e cortou a cabeça da cobra”, disse Carvalho. Segundo o taxista, se o jovem não tivesse aparecido, a menina teria sido esmagada pela sucuri. A criança saiu correndo assim que foi solta pelo animal. Ela teve ferimentos leves na perna. A cobra permaneceu na estrada, onde agonizou por alguns minutos até morrer.

Fonte: G1

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

2008: Ano eleitoral começa com restrição

O ano eleitoral começou no dia 1° e, por isso, a administração pública está proibida de distribuir bens valores ou benefícios. A exceção é para casos de calamidade pública ou de estado de emergência, de acordo com a Lei das Eleições.Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os programas sociais que começaram a ser executados no ano passado podem continuar. O Ministério Público poderá acompanhar a execução financeira e administrativa desses programas.A partir de hoje também é obrigatório o registro de pesquisas de opinião pública sobre eleições ou candidatos ao pleito municipal deste ano. O registro deve ser feito na Justiça Eleitoral até cinco dias antes da divulgação das pesquisas.As empresas deverão prestar informações como quem contratou a pesquisa, valor e origem dos recursos gastos, metodologia e período de realização da pesquisa, questionário completo aplicado e o nome de quem pagou pela realização do trabalho.Quem divulgar a pesquisa sem registrar as informações está sujeito a multa de 50 mil a 100 mil Ufir (de R$ 53,2 mil a R$ 106,4 mil). A divulgação de pesquisa fraudulenta pode ser punida com detenção de seis meses a um ano e multa nos mesmos valores.O primeiro turno das eleições municipais para prefeito e vereador acontecerá no dia 5 de outubro e o segundo turno, se houver, no dia 26 do mesmo mês, apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores.


Fonte: Agência Brasil